quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fernando Tavares Sabino



Nasceu em Belo Horizonte (12 de outubro de 1923) e faleceu no Rio de Janeiro (11 de outubro de 2004).
Escritor e jornalista, o grande cronista é autor de um dos mais conceituados romances brasileiros, "O Encontro Marcado" (1956). Desde a adolescência colaborou com artigos, crônicas e contos para revistas de Belo Horizonte, conquistando vários prêmios em concursos.
Formou-se em Direito pela Faculdade Federal do Rio de Janeiro, em 1946; logo depois foi para Nova York onde morou por dois anos. Em 1957 decidiu viver exclusivamente como escritor e jornalista. Iniciou uma produção diária de crônicas para o Jornal do Brasil, colaborando também para a revista Senhor.
Em 1960, Fernando Sabino publicou o livro "O homem nu", pela Editora do Autor, fundada por ele, Rubem Braga e Walter Acosta. Publicou, em 1962, "A mulher do vizinho", que recebeu o Prêmio Fernando Chinaglia, do Pen Club do Brasil. Fundou, em 1967, em conjunto com Rubem Braga e Otto Lara Rezende, a Editora Sabiá, onde publicou livros de Vinicius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Clarice Lispector, entre outros. Em 1979 publicou "O grande mentecapto", iniciado mais de trinta anos antes, obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti. Em julho de 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.
Faleceu em sua casa em Ipanema, Rio de Janeiro, às vésperas do 81º aniversário. A seu pedido, eis seu epitáfio: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino!" .
Texto extraído do livro "A Companheira de Viagem", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1965, pág. 174.


1) A que gênero textual pertence o texto acima?
2) Que informações básicas temos de Fernando Sabino?(mencionar nome completo, naturalidade, ano de nascimento e morte)
3) Fernando Sabino, em 1956, escreveu um dos mais conceituados romances brasileiros. Que livro foi esse?
4) De que livro foi extraído o texto acima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário