segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Airton Monte




Veja agora dois textos publicados no Jornal O Povo e no Diário do Nordeste, bem como no site Jangadeiro Online.


Morte de Airton Monte fecha ciclo de grandes cronistas cearenses


Do médico e professor Marcelo Gurgel, recebemos essa nota em tom de homenagem ao falecido Airton Monte. Confira:

Caro Eliomar de Lima,


Airton Monte foi nosso contemporâneo na Faculdade de Medicina da UFC, tendo ele concluído o curso como integrante da “Turma JK”, de dezembro de 1976. À época estudantil, tivemos uma maior aproximação no Projeto Acadêmico Pacatuba, quando atuamos juntos no atendimento da Clínica Psiquiátrica. Depois de formados, mantivemos a convivência laboral em funções exercidas na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, quando ele trabalhou na assessoria de comunicação dessa pasta.

Nos últimos dez anos, nos encontramos diversas vezes em eventos culturais, momentos esses marcados por mútuas amabilidades e carregados de boas lembranças.

Há dois anos, quando de sua hospitalização para tratamento da grave enfermidade que abreviou a sua existência, o visitamos seguidamente, procurando prestar a nossa solidariedade e demonstrar o nosso especial apreço por ele.

Com sua morte, encerra-se o ciclo dos grandes cronistas cearenses, cuja tríade de escol foi formada por Ciro Colares, Milton Dias e Airton Monte.


* Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Brasileira de Médicos Escritores.


http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/morte-de-airton-monte-fecha-ciclo-de-grandes-cronistas-cearenses/


Até mais, Airton Monte


A morte de Airton Monte, escritor e médico – excedente nas qualidades de ambas as condições – me deu um banzo danado.

Em 2001, quando no jornal “O Povo”, cheguei a desenvolver um projeto de editar em livro crônicas que Airton escreveu no caderno Vida & Arte. Não deu certo, nem lembro mais o porquê.

Airton resumia em seus textos um caráter ácido e doce, irônico e satírico, melancólico e bem humorado tão presente na vida e, hoje em dia, tão esquecido por nós.

http://blogs.diariodonordeste.com.br/roberto/ceara/ate-mais-airton-monte/


Airton Monte morre de câncer aos 63 anos em Fortaleza


O cronista e médico cearense Airton Monte morreu, na noite dessa segunda-feira (10), vítima de câncer. O poeta, que era casado e tinha dois filhos, faleceu em casa, por volta das 20h.

Airton Monte nasceu em Fortaleza, no ano de 1949. Filho de Airton Teixeira Monte e Valdeci Machado Monte, se formou em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Era cronista do jornal O Povo, comentarista de rádio, redator de televisão, letrista, teatrólogo e poeta contista. Iniciou-se na revista O Saco, onde publicou contos. Além disso, foi um dos fundadores do Grupo Siriará de Literatura.

http://www.jangadeiroonline.com.br/fortaleza/airton-monte-morre-de-cancer-aos-63-anos-em-fortaleza/


Nenhum comentário:

Postar um comentário